quarta-feira, 6 de maio de 2009

Frigorífico Independência garante que plano de recuperação judicial será apresentado em 60 dias

O gerente de suprimentos e matéria-prima do Frigorífico Independência, Eduardo Pedroso, garantiu que a empresa apresentará em 60 dias o plano de recuperação judicial com as soluções para a efetuação dos pagamentos dos seus credores. A declaração foi feita durante teleconferência nesta quarta-feira (06).

No dia 27 de abril a companhia apresentou a documentação necessária para a apreciação do pedido de recuperação judicial para a juíza do município de Cajamar (SP). Somente após o deferimento desse processo, o frigorífico poderá apresentar o seu plano de recuperação. Pedroso ressaltou que os pecuaristas e demais fornecedores são prioridade e que a instituição está estudando alternativas legais para que o pagamento seja agilizado.

Foi apresentado , na teleconferência, o relatório de diagnóstico inicial elaborado pela Consultoria KPMG, que analisa a situação econômica e financeira do frigorífico no período de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009.

O relatório apresenta a distribuição e evolução da dívida da companhia, que em janeiro de 2008 era de 1 bilhão, e em fevereiro de 2009 chegou a aproximadamente 3 bilhões de reais. Do total da dívida, 5% são referentes aos credores fornecedores que são pecuaristas. A maior parte, avaliada em 88%, é referente a credores financeiros, 2% a outros fornecedores, 3% referentes a impostos e os outros 2% à aquisição de plantas e rescisões trabalhistas.

A consultora da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, Silvia Caleman, analisa que a teleconferência serviu “apenas para esclarecer a situação do Independência e confirmar as dificuldades econômicas e financeiras que o frigorífico vem enfrentando”. A consultora afirma que para os produtores rurais “o que importa de fato, são as soluções e prazos que serão apresentados no plano de recuperação judicial do frigorífico”.

A FAMASUL recomenda que o pecuarista credor do Frigorífico Independência entre em contato com a companhia e solicite a relação nominal dos credores fornecedores para que possa se certificar que o seu nome está na lista com valor certo do crédito a ser recebido.

Para isso, o produtor deve mandar um e-mail para independencia@independencia.com.br com a solicitação, seu nome completo e número do CPF.

Tatiane Queiroz
Jornalista MTB 640/MS
Sato Comunicação

Para ouvir a teleconferência, copie o link abaixo e cole no seu navegador:
http://ri.independencia.com.br/independencia/web/arquivos/Independencia_TelecMay09_20090506_port.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário